TEMPOS DE TRANSFORMAÇÃO
Estamos vivendo tempos de grande transformação espiritual, tecnológica, científica e material. Não há dúvidas de que a humanidade jamais avançou, tanto em tantas áreas, de forma exponencial, como nos últimos tempos. Temos acesso a tecnologias e conhecimento que não eram disponíveis até há poucas dezenas de anos, em um volume inacreditavelmente imenso. Avançamos em poucas décadas, o que a humanidade não conseguiu em milênios.
Notadamente, estamos no limiar de outra etapa desse avanço, de dimensões jamais vistas, com o implemento da IA, inteligência artificial, que nos levará além das fronteiras até então conhecidas. Já estamos acompanhando revoluções nas áreas médica, tecnológica e científica. Na medicina, estamos testemunhando novos e impressionantes procedimentos, que proporcionam sobrevida aos doentes e acidentados, além de aumento de expectativa de vida à população em geral. Já na área cientifica e tecnológica, assistimos à nova corrida espacial e à automação das atividades humanas. Nossos filhos e netos já não tem mais a percepção de como era a vida das gerações passadas. Estão envolvidos pelo conforto e facilidade que as novas tecnologias lhes ofertam.
Devemos estar preparados para as grandes transformações que estamos vivendo, e as que estão por vir, onde as bases e referências passadas deixarão de existir na mente das pessoas. Não podemos, entretanto, sucumbir à idolatria, com a tentação de darmos demasiado valor à revolução tecnológica e seus valores, com suas verdades sendo colocadas como incontestes. As sociedades, moldadas ao longo do tempo para a satisfação de seus desejos imediatos e materiais, sob o as ordens de grupos poderosos, terão que se confrontar com novos ideais, de evolução espiritual e harmonia, até aqui deixados de lado.
Andamos a passos largos rumo a uma nova sociedade, onde outros valores serão observados. Depende, exclusivamente de nós, individual e coletivamente, qual direção vamos escolher: amar o próximo ou acirrar as diferenças atuais, fomentando a violência. Temos a verdadeira oportunidade de abrir novos caminhos, que nos levem em direção à paz duradoura, ao amor fraternal e universal. Que possamos, enfim, escolher a vida.
Excelente matéria! Reflexão que se impõe aos rumos da existência humana, para o bem ou para o mal.
Reflexão profunda e necessária para fazermos neste momento ! Gratidão Dennis !