VOCÊ JÁ MEDITOU?

Meditar não é só se colocar na posição de lótus e ficar lá quieto e de olhos fechados, é muito mais do que isso e faz muito bem. Uma boa meditação, que não tem um tempo estipulado para ser feita, cada pessoa medita no tempo e no momento que desejar, coloca a mente no lugar e relaxa, dando uma sensação gostosa de tranquilidade. Além disso faz com que a gente tenha mais concentração, além de tantos outros benefícios que fica até difícil descrever todos.
Eu medito há um bom tempo, às vezes perco a noção de tempo vagando dentro de mim, prestando atenção somente na respiração e em nada mais a minha volta, vez ou outra o pensamento vaga, o que é normal, mas eu o trago de volta para a contemplação de mim, da respiração e dos benefícios do oxigênio indo do nariz ao pulmão e de lá sendo distribuído para todos os órgãos do meu corpo, dando vida através do sangue, seu meio de transporte.

A meditação não é prática complicada, eu, por exemplo, não consigo ficar na posição de lótus, então sento-me confortavelmente em um sofá ou no chão mesmo, com minhas pernas esticadas, porque se eu dobrar elas não voltam mais ao estado normal, por conta da falta de elasticidade muscular. O importante é conseguir concentrar-se na respiração, acompanhar todo o caminho que o ar inspirado faz desde a entrada no nariz até chegar a cada pedacinho do corpo, depois deixar que gás carbônico, resultante final do processo respiratório saia, fazendo movimentos de respiração bem leve e lento, mantenha o pensamento fixo nela.

A mente vai vagar, disso não tenha dúvida, e toda vez que ela partir para essas viagens indesejadas traga ela de volta ao silêncio. Normalmente quando estamos muito estressados ela tende a ficar presa no que nos incomoda, tente se livrar desses incômodos por alguns minutos e foque sua mente na respiração e em mais nada.
Os benefícios de uma boa meditação são imediatos, de cara você fica mais calmo, consegue encontrar solução para problemas imediatos, com tempo e a prática se encontra enquanto pessoa, isso quando você atinge um grau mais avançado na prática da meditação, o importante é tentar abrir na agenda um tempo para a prática, fazer sempre que puder e quantas vezes durante o dia for possível, às vezes dois minutinhos numa folga do trabalho já dão um gás novo para o reto do dia, tente!
Eu comecei a praticar a meditação há um bom tempo, depois que li um livro sobre controle mental onde o autor descrevia os benefícios de uma boa meditação. No início não conseguia ficar mais do que um minuto ou dois, mas percebi que já era suficiente para melhorar alguns aspectos de minha mente, com o tempo fui conseguindo ficar mais tempo, a mente vagava sem parar, volta e meia eu precisava trazê-la de volta, mas ficava uma sensação muito gostosa depois que eu terminava a meditação, coisa que eu nunca tinha sentido nem nos meus melhores momentos de lazer, um prazer difícil de explicar, mas que me deixava feliz.

Não sou um mestre em meditação apenas pratico como forma de me manter bem mentalmente, relaxar, desligando por um momento das minhas preocupações diárias, não sei explicar qual é o tipo de meditação que faço, tenho a impressão que é a zen, aquela em que você fica quietinho, só sentindo a respiração, tem outras, mas eu gosto mesmo de focar na minha respiração, controlar a sua velocidade para poder sentir todas as sensações deliciosas do ar novo percorrendo o meu corpo. Não é viagem, apesar de parecer uma, você sente mesmo o ar dando a sua importante contribuição para o seu corpo, coisa que não notamos na correria do dia a dia, pois o ato de respirar é mecânico e não precisamos pensar nele para que ele ocorra, mas quando tomamos consciência de sua importância para o nosso bem-estar o enxergamos de outra forma.
O estresse do dia a dia, faz com que a gente não dê a devida atenção a nós e ao que nos faz bem, estamos sempre às voltas com prazos, resultados, competição, promoção, oportunidades, aparecer, desaparecer, ser feliz, não demonstrar tristeza, saber tudo, estudar, voltar para casa, sair de casa, amar, ser amado, viver, morrer, ter um carro do ano, uma bela casa, viajar, voltar, postar nas redes sociais, sermos o que não somos e nos frustrarmos por isso. A “sociedade” cobra vitórias da gente, temos que ser perfeitos e não demonstrar as fraquezas, mesmo sabendo que ninguém é perfeito e sem pontos negativos, isso desgasta, e causa danos mentais. A meditação coloca tudo no lugar outra vez e nos mostra que tudo isso é besteira, que o que vale de verdade é estarmos bem com nós mesmos e assim o resto fica mais fácil de administrar.

Tente, faça do seu jeito ou procure quem possa te ajudar a fazer, há farta literatura sobre meditação, mas no fundo é simplesmente questão de interiorizar, de ir para dentro de você buscar sua essência, esse talvez seja o maior benefício da meditação, com o tempo você começa a viajar para o ligar mais profundo de você, encontrando com o seu “EU” essencial, ou seja, sua essência, e assim você busca novos caminhos, que sejam mais prazerosos de se caminhar, aqueles que você nunca encontraria se não desse um tempo só para você, no silêncio de sua mente.

A vida merece suas pausas, às vezes corremos atrás do que não vale a pena, nos desgastamos demais em troca de nada, e aqui estou falando de dinheiro, porque tem muita gente por aí ganhando muito dinheiro e que ainda não se encontrou como pessoa na vida, fica um vazio, um sentimento de que falta alguma coisa, quando parece que está tudo resolvido, financeiramente pode até estar e emocionalmente, será que está? A vida não é só ganhar dinheiro, é muito mais do que ter uma conta recheada, nos cobram desde crianças termos uma vida “equilibrada”, uma profissão que dê muito dinheiro, acreditam que ganhando dinheiro seremos felizes e equilibrados, não seremos, pelo menos só por isso não, a felicidade e o equilíbrio pessoal passam por outras questões não financeiras.
Será que para ser feliz é preciso ter dinheiro? Ele compra muita coisa, mas há o que ele não pode comprar, as coisas mais importantes são conquistadas no decorrer da vida e, quem sabe, se você começar a meditar, ir para dentro de você, encontre o seu caminho de luz verdadeiro e seja muito feliz?
