O PODER DA ESCOLHA
“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”. Pablo Neruda
A vida é feita de escolhas. Decidimos o que fazer, desde a hora em que acordamos até a hora que vamos dormir. Milhares de vezes ao dia, optamos por seguir em determinada direção, entre as opções disponíveis. Assim, vivemos no presente, o resultado de nossas decisões e escolhas que tomamos ao longo do tempo.
Desta forma, somos responsáveis pelo nosso destino, não podemos fugir das consequências de nossas escolhas. Certamente, podemos não estar contentes com a vida que temos no momento, apesar de que ela é o resultado de nossas ações passadas. A forma de alterar a situação em que vivemos, é mudar o padrão de nosso pensamento e de nossas escolhas, fazendo coisas diferentes do que vínhamos fazendo até então.
Não podemos reclamar do que somos, do que temos ou mesmo do que estamos passando, pois tudo isso é fruto de nossos pensamentos e ações passados. Geralmente queremos passar a responsabilidade de nossas vidas a terceiros, nos vitimizando perante as dificuldades e frustrações que enfrentamos, mas a verdade é que temos que assumir as decisões e ações que tomamos, e enfrentar aquilo que a vida nos impõe.
A boa notícia é que, se somos os senhores de nossas vidas, podemos também mudar a nossa vida para melhor. Para isso, é preciso mudar a forma de ver o mundo. Podemos iniciar essa jornada sendo gratos por tudo aquilo que temos e somos, desde nossa saúde física, até nossos bens materiais, amigos, inteligência e dons. Podemos também compartilhar aquilo que temos, agindo em prol do mundo, fazendo dele um lugar melhor para se viver. Vivendo de modo menos egoísta e mais altruísta, passamos a alterar o padrão de nossas decisões, mudando por consequência o rumo de nossas vidas para melhor. Escolha a mudança para uma vida mais saudável e feliz, em todos os sentidos. Ser abençoado e ter uma vida próspera é uma decisão nossa, de mais ninguém, sempre.
Gratidão, mestre Dênis. Suas palavras são sempre muito edificantes.