TER UM ALTAR EM CASA
Ter um altar de Umbanda em casa é uma prática cada vez mais comum entre quem segue as religiões de matriz africana. É um espaço sagrado que proporciona uma maior conexão com as entidades espirituais.
Para isso o altar deve ser tratado como um local especial e de muito respeito, devendo ser montado com os elementos simbólicos da religião, como imagens de orixás, velas, flores e objetos pessoais de devoção. É um local de devoção e reverência, onde se busca equilíbrio espiritual e proteção.
Ter um altar de Umbanda em casa é uma maneira de fortalecer a conexão com os guias espirituais e vivenciar a espiritualidade de forma mais próxima e íntima.
Aqui estão algumas dicas para montar um altar em casa e o que oferecer aos seus orixás ou guias:
Escolha um local adequado: escolha um local em sua casa que seja tranquilo e que você possa visitar com frequência, onde se possa acender suas velas e ter um momento somente seu. Certifique-se de que o espaço esteja sempre limpo e organizado.
Adquira os elementos necessários: Você precisará de uma mesa ou suporte para colocar seus objetos sagrados. Adquira objetos que representem seus orixás ou guias, como imagens, pedras, ferramentas específicas, e ofereça velas, flores, frutas e bebidas.
Consagre seus objetos: antes de colocar seus objetos no altar, consagre-os com orações, água do mar e da cachoeira, para que eles estejam carregados de axé.
Ofereça presentes aos seus orixás ou guias: faça oferendas aos seus orixás ou guias em datas especiais ou sempre que sentir a necessidade. Alguns exemplos bem simples de oferendas incluem frutas, bebidas, velas, flores, incenso, entre outros. É importante lembrar que as oferendas devem ser feitas com respeito e gratidão.
Mantenha o altar limpo e organizado para manter a energia positiva e evitar acidentes.