BARÁ O DONO DA CHAVE
Bará é o Orixá das chaves, dos portais, encruzilhadas e caminhos. É o conhecedor dos atalhos para que os objetivos possam ser atingidos. É ele quem conhece os caminhos da saúde, felicidade, negócios, trabalhos e viagens.
Para saudarmos qualquer dos demais Orixás, precisamos antes, saudar Bará para que esse possa nos conduzir a salvo por esses caminhos que ele conhece tão bem. Suas saudações, obrigações e cortes, devem sempre ser feitos em primeiro lugar.
As pessoas regidas por Bará não têm paradeiro, gostam de viagens, de andar na rua, de passear, de jogos e bebidas. Quase sempre estão envolvidas em intrigas e confusões. Guardam rancor com facilidade e não aceitam serem vencidas. Por isso, para ter-se um amigo ou filho de Bará é preciso que se tenha muito jeito e compreensão ao tratar-se com ele. Não aceita mulheres em seu culto em qualquer de suas qualidades.
Sua oferenda consiste em um punhado de milho torrado no azeite, um opeté de batata inglesa (espécie de bolinho de batata amassada em formato triangular), três ou sete batatas pequenas inglesas assadas e um punhado de pipoca regado com dendê por cima.
Sua guia é da cor vermelha clara. É cultuado na segunda feira, com diferença de Bará Agelú que é cultuado na sexta feira.
Sua saudação é Alupô ou Lalupô!
CARACTERISTÍCAS DOS FILHOS DE BARÁ
Aqueles que são regidos por Bará, apresentam uma personalidade muito marcante e um comportamento cotidiano muito diverso.
São pessoas altamente fiéis aos seus princípios, aos amigos e ás suas causas. São corajosos e dedicados. Amáveis, não medem esforços nem sacrifícios para auxiliar aqueles que ama. Excelentes amantes, a virilidade é uma característica básica daqueles regidos por este orixá.
Características Positivas: São comerciantes hábeis e espertos, profissionalmente sempre chegam ao seu objetivo, mesmo que para isto tenham que se empenhar de corpo e alma para conseguirem seus intentos. Fortes, capazes, românticos, felizes, participativos, francos, espertos, inquietos, saudáveis, sinceros, astutos, atentos, rápidos, despachados e sagazes.
Características Negativas: Severos e exigentes ao extremo, caprichosos, extremamente vaidosos e ambiciosos. Brigões, debochados, brincalhões, sempre esperam uma recompensa por aquilo que FIZERAM. Tem caráter dúbio, sendo gentil e maldoso ao mesmo tempo.
O HOMEM DE BARÁ
O Orixá do sexo, da procriação e da fertilidade, faz de seus filhos homens com enorme poder de sedução. Afinal, cabe a ele o papel de dar continuidade à espécie. Mas justamente por ser extremamente sensual e também por ser versátil, será capaz de agir dessa forma com várias pessoas ao mesmo tempo.
O mais interessante de tudo é que ele dificilmente se afasta definitivamente das mulheres com quem manteve vínculos amorosos e sexuais. Por esta razão, não é difícil reconquistá-lo, principalmente se ele se deu bem sexualmente com essa parceria interessada em tê-lo de volta.
A MULHER DE BARÁ
Assim como o homem de Bará, a mulher é dotada de muita sensualidade. Mas esta é uma característica que ela não deixa transparecer com facilidade. Pelo contrário, tentará escondê-la atrás de uma imagem bastante reservada. Poderá ser mais transparente em relação ao sexo, se sentir segurança com seu companheiro. E segurança emocional para uma filha de Bará significa encontrar um homem que desenvolva com ela uma grande cumplicidade. Aí sim ela se soltará e se mostrará como realmente é: extremamente sensual.