A MAGIA DA EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO

16/02/2024 às 09h57
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Em uma certa ocasião, uma empresária contratou um jardineiro para realizar a manutenção do jardim da sua residência. Quando finalizou o serviço, o jardineiro fez uma ligação telefônica e a empresária ficou observando a conversa, pois o celular estava no modo “viva voz”.

– A senhora está precisando de um jardineiro? Perguntou o jardineiro ao telefone.

– Não. Eu já tenho um jardineiro”. Foi a resposta daquela mulher.

– Mas, além de aparar a grama, eu também recolho o lixo e as folhas secas.

– O meu jardineiro também faz isso. Respondeu a mulher.

– Eu deixo tudo em ordem e também programo a próxima necessidade de atendimento. Disse o jardineiro.

– Mas, o meu jardineiro também realiza isso e jamais deixou eu esperando. Tornou a falar a mulher.

Em uma última tentativa, o jardineiro falou: O meu preço é um dos melhores.

– Não, disse firme a voz ao telefone. Eu agradeço a sua ligação, mas o preço do meu jardineiro também é muito bom.

Assim que o jardineiro desligou o celular, a empresária falou:

– Desculpas. Eu estava ouvindo a sua conversa. Parece que você perdeu uma venda.

O jardineiro respondeu rapidamente:

– Não senhora. Eu não perdi uma venda. Na verdade, eu sou o jardineiro daquela senhora. Fiz isto para verificar o grau de satisfação dela com o meu trabalho.

Hoje, eu quero convidar você a pensar e refletir, na quantidade de vezes, que deixamos de comprar em virtude de um péssimo atendimento. É incrível como muitas pessoas atender com apatia, mau humor, desleixo, descontentamento, desinformação e falta de respeito. Quantas vezes você deixou de comprar, pois o atendimento foi ruim?

Quando sou convidado para apresentar palestras a respeito de vendas, atendimento e gestão de negócios, gosto sempre de enfatizar que não vivemos mais uma velocidade de mudança, mas sim, uma mudança de velocidade. Perder uma venda atualmente é prejudicial para o seu negócio. Não é com um passe de mágica que o excelente trabalho aparece. É com um excelente trabalho que de maneira mágica os resultados aparecem.

Procure ler e reler novamente esta história que relatei do jardineiro e realizar importantes reflexões:

1). O que você está fazendo para manter clientes que já possui?

2). Qual o nível de satisfação que seus clientes avaliam o seu atendimento?

3). Seu negócio parou no tempo ou está acompanhando a mudança de velocidade?

Sobre o autor

Dalmir Sant’Anna

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