OGUM O SENHOR DOS CAMINHOS
Ogum é um Orixá muito reverenciado na umbanda/candomblé, sendo associado a São Jorge na religião católica, é o filho mais velho de Iemanjá, um grande guerreiro, refletindo seu poder e coragem sobre seus protegidos e aqueles que buscam pelo seu nome.
Ele é conhecido como o senhor dos caminhos, guerreiro valente e protetor das batalhas. Na cultura iorubá, Ogum é uma divindade ligada ao ferro, à guerra, à tecnologia e à força.
A origem de Ogum remonta aos povos iorubas da África Ocidental, onde era cultivado como um Orixá guerreiro e protetor. Com a diáspora africana, o culto a Ogum chegou ao Brasil, onde se fundiu com as tradições católicas, dando origem ao sincretismo religioso com São Jorge.
O sincretismo religioso entre Ogum e São Jorge ocorre pela semelhança de características e atributos entre as duas figuras. Ambos são considerados guerreiros, protetores e defensores da justiça. Assim, muitos devotos de Ogum na umbanda/candomblé também reverenciam São Jorge como uma representação do mesmo Orixá.
As características de Ogum incluem confiança, determinação, disciplina e habilidades militares. Ele é conhecido por abrir caminhos, desbravar obstáculos e proteger seus seguidores. É comum vê-lo representado com uma espada e uma armadura.
Nomes, como Ogum Beira-Mar, Ogum Megê, Ogum Rompe-Mato, entre outros.
Data comemorativa: dia 23 de abril
Cores: azul-escuro e vermelho.
Dia da semana: terça-feira.
Saudação: “Ogunhê”.
Filhos de Ogum
São conquistadores, incapazes de fixar-se num mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos, consequentemente apaixonados por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que exija rotina, tornará um filho de Ogum um desajustado e amargo. São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem é muito grande.
Tem personalidade forte e muitas vezes podem tornarem-se violentos. Não admitem injustiça e costumam proteger os mais fracos. São extremamente leais e corretos. Sabem mandar sem nenhum constrangimento e ao mesmo tempo sabem ser mandados, desde que não sejam desrespeitados.
Adaptam-se facilmente em qualquer lugar. São francos, e não fazem rodeios para dizerem as coisas. Não admitem a fraqueza, falsidade e a falta de garra.
Quando crianças são rebeldes e de difícil trato. Como não depende de ninguém para vencer suas dificuldades, com o crescimento vão se libertando e se acomodando às suas necessidades.
Como os filhos de ogum têm como ponto fraco a cabeça, a ansiedade, tensão e nervosismo costumam lhe atacar. É preciso fazer atividades que relaxem e libertem o estresse. O fígado e o estômago também costumam apresentar problemas, gastrites e enxaquecas são problemas comuns. Dormir é algo muito importante para a saúde dos filhos de ogum, eles precisam de uma boa noite de sono para ter bom humor.
Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo caminho que for, serão sempre vencedores e amigos leais.
Oferendas
As oferendas para Ogum são frequentemente dispostas durante as terças-feiras, dia em que é feita sua celebração. Os alimentos não possuem uma preparação complexa e são facilmente encontrados em mercados.
Suas oferendas são feitas em locais específicos, como terreiros, campos, caminhos, encruzilhadas e trilhos de trem, e são oferecidos elementos como velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja branca, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que agradam ao Orixá.
As orações para Ogum são diversas e podem variar de acordo com as tradições e preferências de cada praticante. São orações comuns exigindo proteção, coragem, força e superação de desafios.
Rezas
Oração de Ogum
“Ogum de ronda! Salve Ogum de Ronda, salve meu pai Ogum.
Eu te peço fervorosamente, Senhor das Guerras, Vencedor das Batalhas e das Causas Difíceis.
Estou a seus pés, rogando ao Senhor para que, neste mesmo, instante, me ajude nesta minha necessidade:
Que o amor venha a mim!
Em minha caminhada venho sempre lutando sozinha(o) e sempre tenho conseguido, com a tua ajuda, Pai Ogum.
Assim sendo, hoje venho diante dos seus pés, Ogum, rogar sua misericórdia, para que eu seja vitoriosa(o).
Com sua ajuda e proteção, todos os obstáculos que surgirem na minha vida física, corporal e na espiritual eu irei conseguir vencer!
Pai Ogum, tira todas as barreiras do meu caminho amoroso com paz e proteção.
Me dê sua benção para conseguir uma união, onde a verdade e o amor impere.
Que meu Pai Ogum possa realizar esse meu pedido, e eu seja merecedor(a) de sua sempre preciosa proteção e bravura.”
Simpatia para ganhar dinheiro
Materiais: caneta, pires, 1 vela vermelha de 7 dias e papel.
Como fazer: escreva seus objetivos no papel, e enquanto isso, reflita sobre as atitudes que você precisará tomar para alcançar o que mais anseia. Dobre esse papel cinco vezes e coloque-o embaixo do pires, acenda a vela vermelha durante os 7 dias, analisando e pedindo o que você deseja.
Cada pessoa tem sua forma particular de se conectar com Ogum, buscando sua proteção e orientação em suas jornadas.