O EXERCÍCIO DA LUZ
Na luz é onde devemos estar, afinal somos seres de luz. É na luz que enxergamos o mundo e ele nos enxerga, a luz abre os caminhos, dá segurança a cada passo que damos e por ela conseguimos encontrar nosso destino na vida. Uma vida que se passa na escuridão é sem graça e não sai do lugar, fica estacionada e, pior, pode até regredir. A escuridão da vida é a cegueira da alma, a pior de todas elas, a que mais prejudica as pessoas. Portanto, busque a luz na sua vida e seja a luz que ilumina a vida de quem está próximo de você.
E para ser iluminado, procure abrir as cortinas e persianas de sua casa, deixe a luz natural entrar e tomar conta do ambiente, faça isso logo cedo, ao acordar, não perca tempo reclamando da claridade, ela ajuda no processo de despertar para o dia que nasce. Na luz somos mais ativos e produzimos muito mais.
Ilumine-se! Permita que a luz externa alimente sua luz interna, renove as energias existentes entre elas, deixe seu caminho de vida menos complicado buscando sempre a luz. As pessoas felizes de verdade são iluminadas, a sua luz tem o poder de alimentar a nossa alma, perto delas parece que enxergamos melhor, não só o corpo físico como também o que está escondido.
Quando estamos em busca de luz, tudo à nossa volta parece se iluminar também, somos transportados ao que há de melhor em nós, pois a clareza de nossos pensamentos reflete bem o nosso estado de espírito, pessoas iluminadas têm o poder de atrair outras pessoas iluminadas e todas juntas iluminam os caminhos por onde passam.
O “exercício da luz”, como o chamo, consiste em todo dia, sempre de manhã, ao acordar, abrir a cortina de seu quarto e fazer uma oração em agradecimento ao dia. Caso não seja possível, você tenha um companheiro ou companheira dormindo, vá para a sala e abra sua cortina, deixe a luz do dia penetrar na sua casa e em seu corpo e desperte tudo de bom que você tem, pois elas só conseguem chegar até aqui fora quando encontram essa luz que você dá a elas.
Uma pessoa iluminada é aquela pessoa que não se deixa vencer por problemas, ela é otimista, não do tipo que acredita em tudo, mas do tipo que sabe que a vida é formada por um conjunto de consequências originadas por ações feitas anteriormente, como numa lavoura plantada cujos frutos estão sendo colhidos neste exato momento. Essa pessoa sabe que deve plantar boas sementes agora, pois somente elas darão bons frutos no futuro, em um círculo virtuoso que cresce sem parar.
A luz que você deixa entrar em sua casa e, consequentemente, entra em você será emanada posteriormente em suas atividades durante o dia. Já percebeu que as pessoas que chamamos de iluminadas são aquelas que mesmo enfrentando as situações mais difíceis conseguem dar um sorriso sem demonstrar em nada pelo que estão passando, e mais ainda, conseguem, no meio do caos, encontrar palavras de conforto para quem sofre.
Nunca é demais tentar estar do lado mais claro da vida, viver da luz que você capta e ainda por cima emanar essa luz viva por onde andar. Seres iluminados são tão importantes que me fazem acreditar que as empresas deveriam observar isso nos candidatos a uma vaga quando estiver contratando uma pessoa, além das habilidades necessárias para exercer a função, observar no pretenso futuro funcionário a luz que ele consegue emanar à sua volta, é um conceito muito subjetivo, claro, mas que acredito ser possível de ser observado, pessoas de luz são diferentes em seu modo de agir. Fazendo isso os ambientes empresariais seriam bem melhores, com competição sim, mas muito mais saudável, onde todos conseguem crescer profissionalmente e um colega contribui com o outro nesse sentido.
Você pode estar na escuridão, preste atenção, mesmo pensando estar na luz. Além de abrir janelas e se abastecer da luz natural, é preciso que você aprenda a acender a sua própria luz, e isso acontece quando você para de reclamar da vida, que, como disse anteriormente, agora sofre as consequências de suas ações no passado, aceite todas elas como o que são, essas talvez sejam impossíveis de mudar, mas você pode mudar o que virá no futuro, mudando sua forma de agir agora.
Uma vez que uma consequência negativa está acontecendo agora, você precisa saber lidar com ela, entendendo o que a gerou e qual a melhor maneira de resolver essa questão, principalmente se for você o responsável pelo que está acontecendo por sua ação ou omissão, se não for, apenas saiba lidar com ela e tome decisões sensatas que não a faça ficar pior.
Tenha sempre em mente que somente você pode resolver o que você criou, ninguém mais pode fazer isso por você, apesar de poder te ajudar a encontrar a uma solução. A ação deve ser sua, você deve assumir a responsabilidade, abrindo assim espaço para, devidamente consciente do erro, procurar e encontrar o ponto exato onde ele ocorreu, voltando quantas casas forem necessárias para fazer a correção devida e depois continuar o seu caminho. Muita gente desiste logo quando detecta um erro, por se achar incompetente ou para esconder a culpa, essas pessoas tendem a culpar os outros. Uma pessoa iluminada vai em busca da solução, assume seus erros e continua de onde parou, agindo de forma diferente.
Você só enxerga algumas coisas andando em lugares iluminados, fora isso vai pisar em terrenos desconhecidos e em coisas que não deveria. Imagina uma rua totalmente sem iluminação pública, em que as casas estão todas com as luzes apagadas e você tendo que passar por ela sem uma lanterna. Você não verá os buracos que possam ter e vai cair neles, você não conseguirá saber se está caminhando na direção certa, não verá algum perigo te ameaçando, enfim, estará perdido. Já se você estiver nessa mesma rua sem iluminação alguma, mas com uma lanterna, as coisas mudam um pouco, pois você poderá direcionar o foco para buscar o seu caminho e se livrar de perigos. Assim é com as pessoas iluminadas na vida, elas, com sua própria luz, conseguem enxergar, mesmo que num raio limitado, aquilo que precisam ver para continuarem.