QUALIDADES DE OXÓSSI

13/09/2023 às 14h59
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Filho de Iemanjá e Oxalá é o deus da caça e vive nas florestas, onde moram os espíritos dos antepassados. Atua diretamente nas florestas. Na África era a principal divindade de Ilobu, onde era conhecido pelo nome de Irinlé ou Inlé, um valente caçador de elefantes. Conduziu seu povo de Ilobu a guerra e os ensinou a arte de guerrear, permanecendo até hoje nesta cidade.

Ocupa um lugar de destaque no Candomblé em Salvador, isto porque é o patrono de todos os terreiros tradicionais. Sendo ele um rei, carrega o iruquere (espanta moscas) que só era usado pelos reis africanos, pendurado no saiote.

Cada filho de Oxóssi é iniciado com uma qualidade especifica desse Orixá, ligada à sua personalidade. Essa personalidade será aprimorada e intensificada, podendo o indivíduo obter resultados mais satisfatórios dentro das qualidades de seu Orixá.

Estas são as qualidades encontradas e o que cada uma significa:

Ibuálámo (ou ainda Ibulamo e Ibulama) – O caçador de idade avançada. Nasce nas águas mais profundas do Rio Erinlè. Sua vestimenta é branca com bandas, saiote e capacete de palha da costa. Tem ligação com Ọbalúwáiyé (Omolu) e Oṣun. Seu assentamento se difere de todos. No Brasil, além de usar o Ọ̀fà (arco e flecha), também veste couro e até mesmo usa chapéu e chicote.

Inlẹ̀ ou Erinlẹ̀ (pron. “Inlê” ou “Erinlê”), ou ainda Ibúalámọn (pron. “Ubualãmon”) – O Caçador novo, jovem. Tem seu culto as margens do Rio Erinlé. Conhecido com caçador de Elefantes (“Erinlẹ̀” significa “Terra do Elefante”), o marfim é a sua conta. Essa qualidade de Oxóssi tem ligação com Yemọjá e principalmente com Oṣun, com a qual é pai de Lógun Ẹ̀dẹ (Logunedé). Usa roupa e chicotes de couro chamada Bílalà.[carece de fontes]

Ọdẹ Onisewe (pron. “Odé Oniseuê”) ou Ọdẹ Insseuè (pron. “Odé Insseuê”) – É um Orixá próprio, mas no Candomblé é cultuado como uma qualidade de Oxóssi ligado às folhas e à Òsányìn (Ossanhe), o Orixá das folhas com o qual Oxóssi convive na floresta. Há um Oriki que diz: “Oló tóbi ewé, tóbi ewé, tóbi ewé, bàbá! Oló tóbi ewé, oló tóbi ewé, bàbá!” (“Grande Senhor dono das folhas, dono das folhas, dono das folhas, pai! Grande Senhor dono das folhas, Grande Senhor dono das folhas, pai!). Veste azul claro/turquesa, banda de palha da costa, e usa capacete quase tapando o seu rosto.

Ọdẹ Dana Dana – Ọdẹ Dana Dana em verdade é um Vodum da tradição Jeje-Fom do Benim, que nos territórios Ketu e de tradições Iorubas acaba aparecendo associado como esta mais uma qualidade de Oxóssi. Assim, tem ligação com o Orixá Èṣù e Òsányìn (Ossanhe), o Orixá das folhas com o qual Oxóssi vive na floresta, de forma semelhante à Ọdẹ Onisewe. É ele o Orixá que entra e sai da mata sem temer Eguns e a própria morte. Veste azul claro, muito impetuoso e não foge à toa.

Akueran (pron. “Acuerã”) – Tem fundamento com Ògún e Ọ̀sányin. Muitas de suas comidas são oferecidas cruas. Ele é o dono da fartura. Ele mora nas profundezas das matas. Veste-se de azul claro e tiras vermelhas. Suas contas são verdes claras.

Otin – Guerreiro e muito agressivo, vive intocado na mata caçando, ligado a Ògún. Usa azul claro, leva capangas, e roupas de couro de leopardo.

Coifé – Não se faz no Brasil e na África, pois, muitos de seus fundamentos estão extintos. Seus eleitos ficam um ano recolhidos, tomando todos os dias o banho das folhas. Veste vermelho, leva na mão uma espada e uma lança. Come com Oçânhim e vive muito escondido dentro das matas, sozinho. Suas contas são azuis claras, usa capangas e braceletes. Usa um capacete que lhe cobre todo o rosto.

Caré – Ligado ás águas e a Oṣun e Lógun Ẹ̀dẹ (Logunedé) e com eles exercem as mesmas forças e funções. Usa azul e um Banté dourado. Gosta de pentear-se, de perfume e de acarajé. Bom caçador mora sempre perto das fontes.

Ínkúlè (pron. “Inculê”) ou Oni Culê – Ọdẹ das montanhas, de culto no platô das serras, muito ligado a Òṣà Ògìnyán (Oxaguiã) e orixá Jagun, veste verde claro, turquesa.

Infaim Ọdẹ Funfun ou Infami – ligado a Òṣà Ògìnyán (Oxaguiã) e Òṣàlùfàn (Oxalufã). Veste somente branco, e come Abadô.

Ọdẹ Ajayipapo ou Ajenipapo – Ọdẹ ligado às Ìyámi Oṣórongá (mães feiticeiras). Qualidade de Oxóssi que têm aproximação com Oyá, a dona do Ìrùkèrè. Evocação: “Ọdẹ jòwó dáàbò mi!” (Caçador, por favor, proteja-me!)

Ọdẹ Ọrẹlúéré (pron. “Odé Oreluerê”) – Ligado aos Iobôs, Ọdẹ de culto antigo.

Ìgbó (pron. “Ibo”) – Caçador da Floresta. Abandonou todos para viver isolado nas matas. É erroneamente dito que é o mesmo de Ibuálámo, porém não são os mesmos. Ibuálámo significa “água profunda”, enquanto Ìgbó significa “floresta”. Poderemos encontrar ainda: Odé Etetú; Odé Edjá, Odé Isanbò, Odé Ominòn, Odé Oberun’Já.

Sobre o autor

Roni Riet

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